sexta-feira, 22 de julho de 2011

Fábio Coentrão - dilema para Mourinho?

 Na edição de hoje do jornal A Bola, vem a reportagem do jogo que o Real Madrid disputou ontem em San Diego (EUA) frente aos mexicanos do Chivas de Guadalajara e que levou de vencida por uns claros três golos sem resposta. Destaque para Cristiano Ronaldo que parece imparável nos seus objectivos e fez questão de colocar a sua assinatura nos três tiros certeiros dos 'merengues'.
 Mas não é de Ronaldo que vou falar. Vou antes focar-me noutro português, recém-chegado ao Bernabéu, Fábio Coentrão. À semelhança do que fez contra o LA Galaxy, José Mourinho optou por colocá-lo no meio-campo mais defensivo do seu 4x2x3x1, ao lado de Granero. Fábio cumpriu as suas funções, menos exuberante do que no jogo anterior, onde também jogou a lateral-esquerdo e extremo-esquerdo (posições que lhe são mais familiares). Mas terá o 'Figo das Caxinas' rotinas para actuar nesta posição?
 O que acontece é que Coentrão chegou ao Real Madrid pela "módica" quantia de 30 milhões de euros e já sabia que no plantel 'blanco' não ia ter vida fácil. Marcelo é dono e senhor da lateral-esquerda (com a total confiança de Mourinho, que na época passada confessou a sua admiração pelo 'novo Roberto Carlos') e Ronaldo e Di María parecem estar de pedra e cal nos extremos do ataque. O que fazer com Fábio? Um jogador em quem se investiu tanto dinheiro não pode ser relegado para o banco... Mourinho já deu resposta a esta questão, colocando-o então a médio-centro. E, na minha modesta opinião, pode ser a solução mais correcta: Fábio Coentrão é um jogador muito polivalente, tem (reconhecidamente) uma grande propensão para atacar, mas é igualmente muito aguerrido a defender. A junção destas características trará o equilíbrio fundamental que necessita  para se tornar uma referência na sua "nova" posição, à semelhança do que aconteceu com Schweinsteiger no Bayern de Munique e na selecção da Alemanha, onde jogava sempre a extremo e que quando passou para o "miolo" se transformou num dos melhores jogadores do Mundo.
 Sem problemas físicos que o apoquentem, Fábio Coentrão tornar-se-á o complemento ideal de Xabi Alonso no meio-campo defensivo da turma de Mourinho. Marcelo mantém-se a lateral-esquerdo, cimentando-se como um dos melhores e Di María (principalmente Di María, já que o lugar de CR7 é cativo) poderá dormir relativamente descansado. Só se coloca uma questão: Khedira está lesionado, mas o que fazer com Nuri Sahin, que veio do Borussia de Dortmund? É um médio que transpira classe por todos os poros e que quando estiver a 100% trará mais uma (boa) dor de cabeça para o treinador. Algo que José Mourinho terá que resolver...

Fábio Coentrão deverá actuar ao lado de Alonso, esta época

Sem comentários:

Enviar um comentário